sábado, 6 de outubro de 2007

Plano Diretor de Irrigação do Rio Grande do Sul de 1980

Embora o estudo já tenha mais de 27 anos é atual, os problemas enfrentados pelo Estado continuam os mesmos só agravados.
Os Políticos que prometiam a execução das obras muitos já morreram, outros se aposentaram e as obras continuam no papel.
Assumem novos Governadores, Secretários e Administradores mas no lugar de implementar os planos existentes buscam novos Planos totalmente diferentes dos existentes, isto por saberem que o novo não executarão, mas demandará um tempo precioso até fazê-los o que práticamente ocorrera até o fim de seus mandatos.
A Governadora deveria ler o Plano Diretor de Irrigação de 1980 e colocar em prática o que for útil o que será um grande passo neste setor.
A única grande obra de Irrigação no Estado e talvez no Brasil foi iniciada por Leonel de Moura Brizola quando Governador, que é o Sistema de Irrigação do Arroio Duro em Camaquã (Celbre Banhado do Colégio), que hoje irriga mais de 15.000 hectares, produzindo mais de 3.000.000 de sacos de arroz por ano.
A obra iniciou no Governo Brizola e foi concluída no Regime Militar entrando em operação em 1969.
O Órgão responsavel pela execução da mesma, DNOS - Departamento Nacional de Obras e SWaneamento, como prêmio pelo belo trabalho, foi extinto por Collor de Mello. O mesmo ocorreu com a SUDESUL - Superintendência de Desenvolvimento da Região Sul, autora do Plano de Irrigação de 1980.

Acesse a Página de Download do Palno Diretor de Irrigação, clicando aqui

Um comentário:

NickGirl disse...

Ola..
sou estudante de arquitetura na UCS, em caxias do sul. Além de uma apaixonada pelo nosso estado.
estou acompanhando seu blog e gostaria que visitasse e acompanhasse o meu também.
estou me empenhando na divulgação de alguns textos de autoria propria.
agradecida e sucesso

http://sttardust.blogspot.com/

Imágem do Rio Grande do Sul no Earth Google

Imágem do Rio Grande do Sul no Earth Google

Fundação Getulio Vargas - Índices